
A Latada é uma semana festiva, de índole académica, que ocorre em quase todas as cidades do país que têm universidades. Foi em Coimbra que esta tradição nasceu, adquirindo o nome formal de Festa das Latas e da Imposição de Insígnias mas sendo denominada, informalmente, por Latada. Durante esta semana, ocorrem concertos todas as noites no Parque da Canção e cerimónias tradicionais como a Serenata da Latada e o Cortejo da Latada. Este último é o principal símbolo da festa, já que é durante o cortejo que os alunos de primeiro ano vestem a indumentária que lhes é dada pelos seus padrinhos de curso. Neste dia, é tradição que os afilhados paguem o jantar aos seus padrinhos. Como tal, os "caloiros" passam o cortejo a pedir dinheiro às pessoas que estão a assistir, de forma a conseguir reunir um montante suficiente para pagar o jantar. A Festa das Latas e da Imposição de Insígnias comemora assim a chegada de novos estudantes à cidade e o início de mais um ano letivo.
HISTÓRIA

Fica a saber de onde vem toda a tradição
das festas académicas coimbrãs.
A Noite dos Horários é um convívio académico organizado pelos núcleos de estudantes da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC). É um evento que ocorre duas vezes por ano, no início de cada semestre letivo, e teve origem na altura em que os estudantes da FEUC se tinham que inscrever presenciamente nas turmas.
Tal como a Latada, a semana académica é uma semana festiva que acontece todos os anos durante o meses de Abril ou Maio nas várias cidades portuguesas com universidades. Esta tradição nasceu na Universidade de Coimbra, onde a semana académica é conhecida por Queima das Fitas. Em Coimbra, a Queima das Fitas acontece durante o mês de Maio e é composta por inúmeras atividades culturais, festivas e recreativas. Durante uma semana, decorrem, todas as noites, espetáculos musicais no recinto do Parque da Canção. Durante essa semana, acontecem ainda outros eventos que constituem os Símbolos da Queima das Fitas. Nas semanas anteriores, são organizadas aindas diversos torneios e atividades desportivas e culturais. A Queima das Fitas tem como principal objetivo ser a comemoração dos estudantes que terminam o seu grau de licenciatura.
